top of page
Search

Como encarar positivamente o fracasso pode mudar sua carreira

Updated: Jan 1, 2019




A maioria das pessoas quer ser bem sucedida. Isso é fato. Mas esse desejo vem também intimidando muitos a agirem, com medo do julgamento de terceiros quanto a um possível fracasso.

Lidar com o fracasso, aliás, é uma das principais dificuldades do ser humano. Não é fácil reconhecer que falhou e, principalmente, não se deixar abater por um resultado negativo ou desastroso em um projeto, parceria, negociação ou qualquer coisa que seja.

Por muitas vezes podemos permitir que conquistas e reconhecimentos nos levem ao ponto de não arriscarmos mais pelo medo de perder a visibilidade e o status quo atualmente alcançados. Mas, sabia que fracassar e saber lidar com isso é fundamental para subir de maneira consistente? Apenas caindo e levantando tiraremos as lições e, quanto mais rápidos e corajosos formos neste aprendizado, mais rapidamente chegaremos nos nossos objetivos.


“Se você não erra é porque não está tentando algo novo.” (Albert Einstein)

A tentativa de criar uma desculpa ou maquiar o que de fato houve em vez de assumir o erro é uma das atitudes que mais impedem a evolução na carreira, afinal, essa é a mesma postura que adotamos ao justificarmos cada promessa não cumprida que fazemos a nós mesmos.


Que tal mudar essa mentalidade para evitar que o mesmo aconteça com você?

Para começar, sugiro três ações básicas (mas que exigem força de vontade para serem executadas):


1. Controle suas emoções e seja líder de si mesmo.

Faça um exercício diário de tentar mudar seus mecanismos automáticos internos, controlando seus ânimos e suas emoções em vez de ser controlado por elas. Afinal, como gerir uma equipe se você não consegue dominar a si mesmo?


2. Esteja aberto para o novo

Deixe de lado noções pré-concebidas ou regras muito rígidas. O segredo para a prosperidade é entender o cenário atual da tecnologia, da inovação e do seu papel na sociedade para, então, estar pronto para aprender o novo e seguir andando em paralelo às tendências.


3. Inspire-se em boas práticas

Adote dicas e aplique estratégias que deram certo com pessoas de sucesso no seu dia a dia. Você não precisa criar uma empresa bilionária logo de cara ou reinventar a roda para se destacar. Caminhe aos poucos e sempre aprendendo!

Com essas ações e sempre tendo em mente que o fracasso pode ser um degrau para o seu sucesso seus passos tendem a ser mais prazerosos e seu caminhos profissionais e pessoais certamente se expandirão. Que tal fazer essa mudança na sua vida?




10 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page