top of page
Search

Como ser um líder mais assertivo?

Updated: Jul 23, 2020


A assertividade no meio corporativo é vista como uma habilidade dos melhores líderes. Pessoas assertivas são firmes, autoconfiantes e se posicionam sem titubear, transmitindo segurança e maturidade para seus clientes, sejam eles internos ou externos.

É curioso refletir e perceber que pessoas assertivas não foram sempre assim. Elas não nasceram assim; mas desenvolveram essa habilidade por meio da observação, interpretação correta, prática e feedback positivo.


Outro ponto interessante é que, diferente do que muitos acreditam, o conhecimento técnico e o “tempo na cadeira” correspondem a apenas 10% da construção desta habilidade. Mas, é a forma como utilizamos nossos recursos internos para reagir ao ambiente externo que representa 90% da construção da assertividade.


Se você deseja ser mais assertivo, considere seguir esses 5 passos, gradativamente:


1- Quando contestado, tente não ceder facilmente;

2- Aceite ser influenciado primeiro, sem parecer resistente, para depois influenciar o outro;

3- Coloque o seu ponto de vista de forma clara e direta;

4- Observe outras pessoas que são assertivas e influentes em sua organização e tente incorporar algumas de suas técnicas em seu estilo pessoal;

5- Seja honesto consigo mesmo e diga NÃO sempre que necessário.

Lembre que a partir de agora você terá não opositores, mas, mestres, que estarão no dia a dia te dando a oportunidade de aprender como desenvolver essa habilidade.


13 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page